Comprar terreno em loteamento é um ótimo negócio, seja para moradia, para construção ou até mesmo para investimento. O baixo custo e a valorização ao longo dos anos são algumas das grandes vantagens dessa aquisição.
Entretanto, os benefícios podem ir por água abaixo se você não tomar certos cuidados antes de efetuar a compra do lote. Isso porque pode haver sérios prejuízos em algumas situações. Pensando nisso, resolvemos trazer este post com 7 dicas para comprar terreno em loteamento. Continue a leitura e confira!
1. Certifique-se do registro ao comprar terreno
Antes de efetuar a compra, é preciso verificar o registro do loteamento. Verifique também outras situações legais, como licenças e aprovação do projeto, pois são uma garantia de que está tudo certo. Imagine comprar terreno e descobrir que há irregularidades e impedimentos para dar andamento às obras ou para vendê-lo. Desagradável, não é mesmo?
Nesse caso, é interessante se certificar de que o empreendimento tem o Selo de Regularidade de Aprovação, dado às obras regulares. Você pode se informar com a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO).
Além disso, é possível pedir uma certidão de propriedade, que contém a negativa de ônus e de alienações. Esse documento prova que o imóvel pode ser comprado sem que o novo dono tenha que pagar dívidas anteriores.
Verifique também a matrícula individual do lote para se assegurar de que o terreno não está em ocupação irregular. Em lotes situados em condomínio, confira ainda as certidões de quitação das mensalidades do condomínio e de IPTU. Ou seja, fique atento para não herdar dívidas!
2. Analise a localização do terreno
Por mais que a proposta de compra seja irresistível, não invista em um terreno sem visitá-lo antes. Alguns fatores são primordiais na valorização do lote e da construção posterior. Portanto, preste atenção em:
- segurança da região;
- facilidade de acesso ao local;
- projetos futuros que podem valorizar o lugar, como construção de shoppings ou de universidades;
- distância do centro da cidade.
3. Conheça a qualidade do solo
Essa é uma das questões a que poucas pessoas ficam atentas quando vão comprar terreno: a qualidade do solo. Isso pode fazer com que você precise gastar mais dinheiro futuramente.
Por exemplo, um lote acidentado ou em declive precisará de terraplanagem para a construção. Além disso, há vegetação nativa que não pode ser cortada e a presença de fontes de água, como córrego e nascentes. Esses fatores podem atrapalhar os seus projetos de construção.
4. Consulte a metragem do local
Você sabia que cada município estabelece uma metragem mínima para os lotes à venda? Pois é! Há também os recuos laterais e frontais para construção, que estão previstos em leis municipais.
Por esse motivo, consulte as informações antes de comprar o terreno e verifique quantos metros tem o local que deseja adquirir. Assim, você consegue analisar se o lote tem o espaço adequado para construir o que pretende.
5. Observe a posição do terreno
A posição do terreno é algo que influencia, e muito, em seu valor – e, consequentemente, no valor do imóvel construído. Lotes de esquina costumam ser mais valorizados, assim como os que têm boa incidência de luz solar.
Observe se ao redor do terreno existem lotes vagos – futuras construções de vizinhos podem interferir no planejamento ou na valorização da sua. Por exemplo, um grande prédio que faça sombra e atrapalhe a iluminação da casa.
6. Entenda sobre valorização
Comprar terreno é um investimento que pode ser muito vantajoso em médio e em longo prazo. Ele tem um custo mais baixo e é valorizado com os anos, especialmente se é situado em um local com boa infraestrutura.
Além de comprar para a posterior venda do lote, há também a possibilidade de construir imóveis para locação:
- Casas.
- Apartamentos.
- Pontos comerciais.
- Galpões.
Por esse motivo, é uma boa oportunidade para quem quer uma fonte de renda passiva.
7. Compre terreno de empresa confiável
Por fim, mas não menos importante, certifique-se da idoneidade da empresa da qual você vai comprar terreno. Afinal de contas, existem construtoras que não são honestas, e você pode sair no prejuízo.
Para isso, consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). O órgão pode confirmar se a empresa é de confiança e se tem boa reputação no mercado imobiliário. Você também pode buscar informações sobre o histórico da empresa e visitar outros loteamentos lançados por ela.
Além do mais, conte sempre com ajuda de um profissional para ajudar no fechamento do contrato. Leia todas as cláusulas, que devem ser claras e detalhadas. Nessas horas, todo cuidado é pouco para não cair em golpes.
Como você pode ver, para comprar terreno de forma segura e vantajosa é preciso tomar alguns cuidados. Dessa maneira, você pode fazer um ótimo investimento, que trará lucros no futuro ou que será o seu novo lar.
Gostou das nossas dicas? Saiba que sempre trazemos conteúdos relevantes por aqui. Então, continue acompanhando o nosso blog!