Você já pensou em investir em loteamentos? Eles pertencem ao ramo imobiliário e são uma ótima opção para quem deseja fazer aplicações nesse mercado. Assim, quem busca rendimentos e aumento de patrimônio a longo prazo precisa conhecer essa alternativa.
Porém, como qualquer investimento de alto valor, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher onde investir. Afinal, tomar decisões precipitadas e não analisar bem o negócio podem trazer prejuízos.
Por isso, neste post você vai conhecer alguns fatores que devem ser avaliados para escolher o melhor terreno. Confira!
Considere o histórico da empresa responsável
Este é o primeiro cuidado que você deve tomar ao investir em loteamentos: analisar bem o histórico da empresa responsável pelo empreendimento. Todas elas têm uma incorporadora do ramo, que fica com a responsabilidade de manejar a parte técnica.
Ela escolherá o local, fará o projeto do loteamento, tomará todos os cuidados necessários para cumprir as obrigações legais etc. Como você pode perceber, contar com uma empresa com experiência e conhecimento da área é fundamental.
Para se certificar de que está escolhendo um bom empreendimento, a dica aqui é fazer uma pesquisa. Confira o histórico da empresa responsável, quais loteamentos ela já entregou e como aconteceram as negociações.
Para isso, você pode procurar o site da companhia. Ele mostrará um catálogo de empreendimentos, quais já estão negociados e onde são localizados. Também é possível procurar pessoas que tenham terrenos nesses locais: peça a opinião delas sobre a região e sobre o processo de compra.
Tenha em mente o motivo para investir em loteamentos
Outro ponto que deve ser avaliado é o seu objetivo ao investir em loteamentos. Afinal, quais são as suas metas com esse investimento e o que você espera dele? Tudo isso deve ser considerado para definir suas expectativas e se o negócio vale a pena.
Aqui, pense se você pretende construir e, em caso positivo, qual será o tipo de construção. Uma casa de alto padrão traz mais gastos, porém também terá um valor final mais alto. Uma boa possibilidade é construir imóveis menores com o intuito de variar seus negócios.
Outra alternativa é a revenda. Pensando nisso, você deve comprar um terreno com boa projeção de valorização, ainda que sem a construção pronta. Nessa hora, loteamentos mais afastados e em regiões que estão investindo em infraestrutura podem ser boas alternativas.
Avalie as projeções de valorização
Como você viu, a possibilidade de valorização é um quesito fundamental nos investimentos. Afinal, ao aplicar o dinheiro você quer ter rentabilidade e aumentar o patrimônio, não é mesmo?
Por isso, é importante fazer projeções de valorização, considerando características da região e do próprio loteamento. Analise a localidade em que o empreendimento se encontra: existem estabelecimentos próximos? Como é o local? As vias de acesso são bem pavimentadas e se ligam a pontos importantes da cidade?
Mesmo que no momento não existam esses fatores, é importante pensar no futuro. Quais são os planos para a região? Há uma tendência de investimento em infraestruturas próximas ao local?
Tudo isso influencia na avaliação do terreno e no potencial de ganhos a longo prazo, então é preciso analisar com calma. Conversar com moradores vizinhos também é uma opção. Pergunte como é o dia a dia, se o deslocamento é facilitado e quais são as melhorias programadas.
Analise a metragem e a infraestrutura
Além das facilidades da região, você deve se atentar às características do próprio terreno e da infraestrutura disponível. Ao analisar esses pontos, tenha em mente os seus objetivos com esse investimento.
Se você já sabe qual será a construção ideal para o local, é preciso encontrar um terreno com metragem compatível. Áreas de lazer, quintal e espaço para fazer confraternizações podem ser bem valorizados.
Um ponto importante aqui é consultar a legislação ou mesmo se informar com a empresa responsável sobre as regras de uso do solo. A construção deve obedecer a essas normas, e isso pode influenciar sua decisão.
Uma boa dica é visitar o local para ter uma ideia melhor de como é o terreno. Muitas vezes, ao analisar apenas as plantas e os projetos, você pode ficar uma impressão diferente da realidade. Aqui também vale buscar um especialista na área, como um engenheiro, para avaliar o solo e as condições de construção.
Verifique a documentação do loteamento
Além de contar com uma empresa de confiança, uma boa prática é sempre consultar toda a documentação do loteamento. Isso pode ser feito na prefeitura do município e no cartório de registro de imóveis competente.
Verifique se o empreendimento está de acordo com as regras locais, principalmente em relação a questões ambientais. No cartório, veja qual é o nome do proprietário e se não há algum ônus gravado na matrícula.
Entendeu como investir em loteamentos e como escolher o terreno certo para isso? Lembre-se de que é fundamental conhecer a empresa responsável e verificar todas as opções. Assim, você vai poder optar por aquela que condiz com seus objetivos.
Ficou interessado em investir nessa área? Então conheça nossos loteamentos!