ABC - Embralot
  • Home
  • Empresa
  • Empreendimentos
  • Oportunidades
  • Blog
  • Contato

Conheça a qualidade de vida de Santa Catarina

Santa Catarina é um estado conhecido por suas praias, por suas serras e, principalmente, por suas belezas naturais. Essas características atraem turistas durante todas as épocas do ano, além de novos moradores buscando os benefícios de morar no litoral. Isso porque nada se compara à qualidade de vida de Santa Catarina.

Contudo, não é só nessas áreas que o estado se destaca. Além da ótima qualidade de vida, ele também proporciona possibilidades de investimento, comodidade e segurança.

A seguir, você entenderá por que Santa Catarina é considerada um dos melhores estados em qualidade de vida do país. Confira!

Qualidade de vida de Santa Catarina

Cidades com alguns dos maiores PIBs do país

Com uma população estimada em cerca de 7,2 milhões de pessoas, Santa Catarina tem cidades com alguns dos maiores PIBs do país. Conforme dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tem 5 municípios entre os 100 maiores PIBs do Brasil.

Joinville lidera o ranking, seguida por Itajaí e por Florianópolis. Juntas, as cidades têm uma economia de R$ 68 bilhões. Entre os segmentos que se destacam estão o comércio e os serviços.

O crescimento em relação a pesquisas anteriores também é um fator que se sobressai ao falarmos do PIB da região. Itajaí, por exemplo, cresceu quase 15% em comparação aos últimos dados, números impressionantes para o período econômico.

O PIB alto é muito importante para demonstrar alguns fatores relacionados à qualidade de vida de Santa Catarina. Basicamente, ele mede a atividade econômica do local, considerando a oferta e a demanda de produtos e serviços. Assim, o fator serve como um termômetro da atividade econômica.

Dessa forma, quanto maior o PIB, mais a economia é estimulada e maior será a arrecadação da região. Isso aumenta os investimentos em infraestrutura e em serviços essenciais. E atrai ainda mais investidores e interessados em morar nesses locais.

Alta expectativa de vida dos moradores

A alta expectativa de vida também é um diferencial da qualidade de vida de Santa Catarina. O estado é o menos populoso do Sul do país e, como já mostramos, tem um alto PIB. Assim, a boa distribuição de riquezas é um fator presente na região.

Como há um significativo desenvolvimento humano, a expectativa de vida também é maior do que a média nacional. Santa Catarina tem um índice de 79,9 anos, segundo dados de 2019, e é o estado melhor colocado no Brasil inteiro.

A média brasileira é de 76,6 anos de expectativa de vida, conforme a mesma fonte. Isso significa que os catarinenses vivem cerca de 4 anos a mais do que a média nacional.

Essa alta expectativa de vida é reflexo de vários fatores positivos do estado, principalmente saúde, educação, segurança e preservação ambiental. Em locais em que há bons serviços, vive-se mais e melhor. 

Assim, a qualidade de vida de Santa Catarina é um destaque no território nacional. O estado conta com várias regiões desenvolvidas, principalmente no litoral. Isso favorece o acesso a serviços de excelência para os moradores.

Bons índices de IDH no estado

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida para definir o grau de desenvolvimento de uma região. Ele considera fatores como educação, saúde e renda per capita.

Quem faz as pesquisas e divulga os resultados desse indicador mundialmente é a Organização das Nações Unidas (ONU). Ele varia entre 0 e 1 – quanto mais alto, melhores são as condições de vida na região. A ONU classifica os IDHs em quatro grupos: muito alto, alto, médio e baixo.

Em 2018, o IDH médio brasileiro era de 0,761, e o país se encontrava em 79o lugar no mundo em relação ao indicador. Já em Santa Catarina esse fator é muito mais elevado. Em pesquisa realizada em 2017, o IDH do estado foi de 0,808, terceiro do país e considerado muito alto.

Isso demonstra que Santa Catarina é um destaque nacional em relação ao desenvolvimento humano. Na região, há altos índices de educação e saúde, além de uma ótima infraestrutura para atender as necessidades dos moradores.

Qualidade da saúde e da educação

Um grande destaque de Santa Catarina é a qualidade da saúde e da educação na região. Em relação às médias nacionais, o estado é o primeiro em promoção da saúde. Esse ranking é feito considerando a taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida.

Veja o levantamento realizado pela Macroplan, por exemplo. Considerando o Índice de Desafios da Gestão Estadual, o estado é o segundo com melhor qualidade de vida no país, atrás apenas de São Paulo.

Na pesquisa, Santa Catarina é líder em três fatores: saúde, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. No ranking, a educação do estado fica em terceiro lugar no país, considerando a escolaridade da população e a taxa de analfabetismo.

Isso tudo favorece a qualidade de vida de Santa Catarina. A prática de esportes ao ar livre que o litoral proporciona, o fácil acesso a serviços de saúde e a alta escolaridade – esses são elementos fundamentais para garantir essa qualidade.

Além disso, alternativas de lazer em contato com a natureza reduzem o estresse diário. Sem contar que proporcionam momentos tranquilos com quem você ama.

Viu só? A qualidade de vida de Santa Catarina é uma das melhores do Brasil. Morando aqui, você consegue aproveitar essas vantagens e estender os benefícios a toda a família. Lembre-se de escolher um local com boas opções e um imóvel que atenda às suas necessidades! Gostou deste post? Então continue acompanhando os conteúdos no nosso site!

Acesse nosso site

Ligue

(47) 3360-6533
(47) 3368-1500

Atendimento por E-mail

[email protected]br